1. NR 07

A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, conforme estabelece o subitem 7.2.1 da norma regulamentadora nº 07, o PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras.

2. NR 09

É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA, permanecerá na empresa a disposição da fiscalização, junto com um roteiro das ações a serem empreendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente PPRA mas as medidas não estiverem sendo implementadas pela empresa e avaliadas pelo técnico de segurança, o PPRA, na verdade, não existirá.

3. NR 18

A Norma Regulamentadora – NR-18, estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

4. Laudo Técnico – LTCAT

LTCAT é um documento elaborado por um engenheiro do trabalho, onde serão qualificados todos os agentes de riscos que possam existir no ambiente de trabalho, sejam eles físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

5. Programa de Controle Auditivo – PCA

Objetivo é minimizar a incidência de Perdas Auditivas Induzidas por Ruídos (PAIR), proporcionando um atendimento preventivo para a saúde do trabalhador. Sua implantação e execução subsidiarão o PCMSO. Fornecer subsídios para adoção de programas que visem à prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e a conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.

6. Ergonomia – Análise Ergonômica do Trabalho

A finalidade de estabelecer parâmetros e adaptar as condições do trabalho às características psicofisiológicas daqueles que o executa, lhes proporcionando o conforto necessário e segurança no desenvolvimento de suas atividades. Visa à prevenção de patologias relacionadas ao trabalho, auxilia no combate e no controle das patologias existentes e busca o aumento da produtividade da empresa preservando a saúde do trabalhador.

© 2021 por GL Medicina do Trabalho